terça-feira, 11 de março de 2014

Por crase ou não por crase? Eis a questão...

   Hoje o papo é sério. Simples e fácil (ou não) porém sério. A Crase sempre foi pedra no sapato tanto pra mim, quanto para os meus amigos vestibulandos e eu sempre tive um pouco de fixação nela, portanto, ai vão algumas dicas sobre o uso do maravilhoso acento grave que a gente nunca sabe usar.

   Crase é a junção da preposição "a" com o artigo definido "a(s)", ou ainda, da preposição "a" com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo ou o pronome relativo a qual (as quais). Ok, isso todo mundo já sabe, mas a questão é: quando se usa a crase? Bom, existem um monte de regrinhas que você pode decorar, mas tem um jeito que, particularmente, eu acho mais fácil. Eu sempre usei ele pra decidir se ponho crase ou não e até agora tem dado certo haha.

   A dica mais simples e substituir o substantivo feminino por um masculino. Se ao empregar o substantivo masculino a preposição virar "ao" vai crase, se não se encaixar ou no lugar da crase só se encaixar o artigo "o", ai não vai crase. Exemplo: Fui à farmácia.  Se você trocar por um substantivo masculino, como, Fui ao supermercado, se pede o uso da preposição "ao"; logo, vai crase na oração.

   É sempre bom lembrar que é obrigatório o uso da crase em expressões que indicam horas ou nas locuções: à medida que, às vezes, à noite, etc. E na expressão à moda. Exemplos: Sairei às duas horas da tarde; À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil; Quero uma pizza à moda italiana.

   Também é importante saber que NÃO se usa crase: antes de palavras masculinas, antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidades que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas.

   Deve-se lembrar também que, uma forma de você saber quando usar a crase ou não é ler bastante. Nos livros você sempre vai ver quando é utilizada ou não a crase, com o tempo você meio que acostuma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário